quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cena do filme brasileiro Guerra de Canudos, dirigido por Sérgio Rezende. O tema também foi abordado por Euclides da Cunha em Os Sertões, o que reflete o interesse crítico pela realidade brasileira.


Ao longo da Primeira República (1889-1930), os movimentos sociais no campo dividem-se em três grandes grupos: os caracterizados pela combinação de conteúdo religioso com carência social; e os que simplesmente fizeram reivindicações sociais, sem conteúdo religioso.
Entre os casos pertencentes ao primeiro grupo, estão a Revolta de Canudos e o movimento centrado na figura do Padre Cícero Romão Batista. Sobre esse movimento, ocorrido entre 1872 e 1924 na cidade cearense de Juazeiro, informa-nos Boris Fausto:
"(...) O padre começou reunindo fiéis para rezar nos desastrosos períodos de seca. Logo ganhou fama de milagreiro e passou a reunir adeptos em número crescente. Estes passaram a residir em Juazeiro ou a visitá-lo em grandes romarias.
O padre Cícero chocou-se com as autoridades da Igreja Católica e, ao mesmo tempo, integrou-se no sistema coronelista. Ele se transformou em um misto de padre e coronel que se envolveu com suas forças militares, nas lutas políticas da região. Sua gente disciplinada foi posta a serviço de atividades diversas. Na época da colheita do algodão, milhares de moradores do Juazeiro, em sua maioria mulheres, dirigiam-se ao sertão da Paraíba. A mão-de-obra necessária à construção de açudes, nos anos 1920, foi recrutada graças a seu prestígio. Mesmo após sua morte, em 1934, a devoção ao Padre Cícero continuou no Nordeste, chegando a nossos dias"

Um comentário:

  1. qual o nome do santo que esta sendo carregado envie um email me respondendo graziela.graziela.bezerra380@gmail.com

    ResponderExcluir